INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí
ADH realiza trabalho técnico social em comunidades rurais de Geminiano
17/04/2019 - 12:39

Serviço Social da ADH e moradores de Geminiano
A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) realizou projeto técnico social (PTS) no município  de Geminiano, onde foram construídas 50 unidades habitacionais. O PTS é executado em todos os municípios que a ADH constrói moradias. É uma ação direta com os moradores das localidades beneficiadas.

“A finalidade é viabilizar o exercício da cidadania, com serviços educativos, informativos, favorecendo a organização comunitária, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida no campo”, explica a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, se referindo às comunidades rurais contempladas com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no Piauí.

Segundo a diretora, o trabalho social inicia antes da obra, permanece durante e atua até o final. “Esse trabalho é muito importante, promovemos a integração dos beneficiários com as demais localidades vizinhas. O Serviço Social realiza o trabalho na própria comunidade. Os cursos e oficinas são oferecidos de acordo com as demandas apresentadas e diagnosticadas no local”, explica Gilvana.

Em Geminiano, os moradores das comunidades Chapada do Ambrósio, Baixo da Cacimbinha, Uberlândia e Muquém receberam orientações sobre manutenção e conservação do imóvel, como cuidar da saúde, higiene, orçamento familiar, entre outros temas abordados nas palestras. Tendo como principais parceiros  as  Secretarias Municipais de Saúde, Educação,  Agricultura,  Câmara Municipal e a Igreja Católica. Durante a programação, o destaque foi a realização dos cursos de horta doméstica e ervas medicinais, ministrados por um técnico da Emater.

As assistentes sociais responsáveis pelo PTS em Geminiano foram Lilian Ruth, Celina Adad e Fátima Oliveira, elas fazem um trabalho de conscientização junto às famílias beneficiárias. “A realização dessas atividades sociais são de grande valor para as famílias, porque são abordados vários temas de interesse dos mutuários como coleta seletiva de lixo, meio ambiente, relação entre vizinhos e na comunidade, prevenção de conflitos, trabalho educativo  e de fortalecimento das famílias”, explica Fátima.

Para a trabalhadora rural Maria das Graças de Moura, 64 anos, moradora da localidade Cacimbinha, a casa que ela recebeu do governo representa segurança e a realização de um sonho. “Temos uma casa e ainda participamos desse projeto social de grande valor”, elogiou Maria das Graças. Ao todo, são oito pessoas que vão  morar  no imóvel  construído pela ADH.

Outro que demonstra muita alegria com a moradia adquirida recentemente é o senhor Marcos Mariano Ferreira, 54 anos. “Ganhei a minha casa e ainda tive a oportunidade de me qualificar”, declara ele. Marcos é morador da comunidade Baixo da Cacimbinha.

Autoria: Rita Lúcia
Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí
Av.José dos Santos e Silva nº 1155 - Centro – Teresina- PI- CEP 64.001-300
Tel.(86) 3223-5261 - Fax (86) 3221-1980 - © 2015. Todos os direitos reservados.